top of page
Wiebbelling Distribuidora

Como cuidar da suspenção do caminhão?

Atualizado: 6 de nov. de 2019



SUSPENSÃO???

Sim, SUSPENSÃO! Esta é a especialidade da WIEBBELLING DISTRIBUIDORA, sendo nossa principal linha de produtos.


Afinal, o DESEMPENHO do caminhão vai muito além da potência e do torque! O conjunto de SUSPENSÃO tem por objetivo principal fazer a absorção dos impactos resultantes do contato do pneu com o solo, proporcionando CONFORTO, mas principalmente SEGURANÇA para motoristas e passageiros, preservando a INTEGRIDADE do veículo ao evitar o desgaste do chassi ou mesmo da carga que se está transportando.


Além disto, a SUSPENSÃO é fundamental para dar ESTABILIDADE ao veículo nas freadas, curvas e em todas as situações onde se precisa um maior CONTROLE da direção.

Por isto, manter a funcionalidade desse sistema é obrigatório para a boa disponibilidade e produtividade do veículo.


COMPONENTES


A SUSPENSÃO de um veículo é composta por vários componentes. Confira a seguir os principais componentes e a função de cada um:


Barra estabilizadora: Como diz em seu próprio nome, a barra estabilizadora atua na estabilidade do veículo e tem a função de unir os dois lados da suspensão de uma maneira independente ou mesmo de um eixo rígido. A peça limita o movimento lateral do veículo em torno do seu próprio eixo longitudinal, além de proporcionar estabilidade nas curvas e em alta velocidade. Você pode observar se há algum problema quando sentir a falta de estabilidade no veículo ou através de um ruído na suspensão.


Molas: As molas trabalham em conjunto com os amortecedores, reagindo sobre as oscilações verticais do veículo. Entretanto, essa reação ocorre de forma diferente em ambos. As molas trabalham durante todo o momento, seja quando o veículo está parado ou até quando está em movimento.

Compostos por uma ou mais lâminas de aço sobrepostas, os feixes de molas trabalham com efeito elástico da suspensão dos veículos, encarregados por absorver os impactos causados pelas irregularidades do piso e suportar peso do caminhão, mantendo sua altura e garantindo o conforto do veículo. Além disso, em transporte de carga, o feixe de molas também tem função de garantir a ligação do eixo ao chassi.

Dessa forma, a rigidez das molas determina a frequência e amplitude máxima dos movimentos verticais da suspensão, ou seja, as molas são elo determinante do veículo.


Amortecedores: Atuam no controle da movimentação das molas. Só que diferente das molas, os amortecedores apenas entram em ação quando ocorre algum movimento relativo entre as rodas, ou em outras palavras, reagem sobre as oscilações verticais do veículo quando há a inclinação da carroceria. E isso pode ocorrer em diversos momentos como em curvas, retomada de velocidade e frenagens. Ruídos, vazamentos e a percepção de impactos mais bruscos no contato dos pneus com as irregularidades do terreno podem indicar que o amortecedor está no final de sua vida.



A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA


Para o bom funcionamento do conjunto de SUSPENSÃO, é sempre recomendável que manutenções preventivas sejam realizadas. Afinal presenciar componentes em falha nos livra de imprevistos na estrada e ainda de despesas extras. Rodar com uma mola quebrada, por exemplo, acarretará na quebra de mais molas e consequentemente no aumento da despesa com manutenção. A breve substituição de um item quebrado, portanto, proporciona a integridade e o funcionamento adequado do conjunto de SUSPENSÃO como um todo.

Esse cuidado é muito importante para prolongar a vida útil do caminhão, auxiliar na segurança das viagens e evitar problemas que podem vir a causar acidentes graves, que trariam inúmeros prejuízos e gastos extras.


Dê atenção para a SUSPENSÃO! E conte com a WIEBBELLING para a reposição destas peças.

33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page